Ao ler, durante essa semana, as reportagens veiculadas pela mídia sobre essa Maria do Carmo, dona de uma "creche" em Goiania, indignei-me demais. É inconcebível que uma pessoa possa fazer tais atrocidades com estes seres humanos de pouca idade mas tão sujeitos de direitos e cuidados quanto qualquer adulto. Esta é a fase mais importante da formação de um ser humano, e todo cuidado para trabalhar sua construção é pouco.
Pegando gancho do post anterior, é de extrema importância que os pais observem com todo cuidado e atenção as instituições de educação, principalmente as de Educação Infantil. As crianças pequenas muitas vezes não conseguem expressar de forma clara, para nós adultos, o que acontece lá dentro. Mas com absoluta certeza, se observarem seus filhos vocês conseguirão identificar que algo pode estar errado. Pode ser choro na hora de deixar seu filho na escola, mudança de humor e etc. Cada criança vai expressar-se de uma maneira diferente. Fique sempre muito atento a tudo!
O que posso aconselhar ao colocarem seus filhos para freqüentar algumas destas instituições de Educacão Infantil, é que observem a organização, limpeza, como é o relacionamento dos profissionais com as crianças. Sempre que possível visite a instituição em horário aleatório para pegar todos de surpresa e ver realmente como funciona o trabalho no decorrer do dia. Vocês são os pais e possuem o pleno direito de entrar e sair da instituição quando quiserem. Suspeitem quando não permitirem a entrada nas salas onde as crianças convivem para deixá-las ou buscá-las.
Acredito que uma instituição de excelência trabalha com transparência e na parceria com os pais. Os documentos oficiais do governo como Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases, dispõem que TODOS devem participar e serem co-autores da educação.
Para maiores esclarecimentos sobre os aspectos que se devem verificar diretamente na creche ou com as crianças sobre seu dia a dia nas instituições de Educação Infantil, visite o site do MEC.